Rita Travassos

Biografia

Formação e Experiência

Licenciatura em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (1998-2004).
Especialidade em Dermatovenereologia, internato na Clínica Universitária de Dermatologia, Hospital de Santa Maria (2008-2013).
2011 – Estágio na área de Alergologia Cutânea na Contact Allergy Unit, University Hospital, Katholieke Universiteit, Leuven.
2012 – Estágio em Cirurgia Dermatológica, Laserterapia e Cirurgia de Mohs, no Servicio de Dermatología, Hospital Ramon y Cajal, Madrid.
2013- Assistente Hospitalar de Dermatologia no Hospital de Santa Maria, Coordenadora da consulta de Urticária Crónica, Coordenadora da consulta de Dermatite Atópica, Cirurgia Dermatológica, Genodermatoses e Dermatologia Geral.
2013-Dermatologista no Hospital CUF Descobertas, Dermatologia Geral, Alergia Cutânea (Dermites de Contacto), Dermatologia Estética e Cirurgia Dermatológica.
2015-Assistente da Faculdade de Medicina de Lisboa, na cadeira de Dermatologia.
Formação pós-graduada, Formação de médicos, nomeadamente como orientadora de internos do Internato da Especialidade de Dermatovenereologia e formação de outros profissionais de saúde.
Desde 2009, colaboração como formadora na Universidade Católica Portuguesa em cursos pós-graduados e de mestrado.

Sociedades Científicas
Membro da Direção do Colégio da Especialidade de Dermatologia, Venereologia da Ordem dos Médicos (desde novembro de 2017), da SPDV (Sociedade Portuguesa de Dermatovenereologia), da EADV (European Society of Dermatology and Venereology), da ESCD (European Society of Contact Dermatitis), do GPEDC (Grupo Português de Estudos das Dermites de Contacto) e do GPEU (Grupo Português de Estudos de Urticária). Representante portuguesa do Council da ESCD, desde 2017.

Atividade Científica e Publicações
2013-2014: integrou o corpo editorial do Residents´ Corner do European Journal of Dermatology
2015-Editora Associada da Revista da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia
Realização de mais de 55 apresentações orais em congressos/reuniões científicas e 57 posters.
Autora de 66 artigos científicos publicados, 40 dos quais em revistas internacionais indexadas, primeira autora de 27 dessas publicações, 16 das quais em revistas internacionais indexadas.